Confederação Portuguesa das Colectividades

  • Recebemos o Secretário de Estado de Estado da Juventude e do Desporto

  • O CNAP entregou proposta de alteração ao OE2017

  • Lançamento "Análise Associativa nº 3"

  • Apresentação do Conselho Nacional do Associativo Popular

  • Apresentação do Livro do Congresso Nacional das Colectividades, Associações e Clubes

Estudos e Publicações

Formação e Qualificação

Projectos Nacionais

  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais
  • Projectos Nacionais

Galeria de Imagens

Formação e Qualificação

Projecto Espaços Museu Associativos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


 

Projecto Espaços Museu Associativos

 

Realizou-se no passado 23 de Novembro, na Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas/ Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a formação do módulo ‘Vamos conhecer e tratar os Arquivos? ‘ da Acção 1 do projecto ‘Espaço-Museu Associativo’ [EMA],

Na sessão estiveram presentes Dirigentes de várias Colectividades e uma Estrutura Descentralizada, que tiveram acesso aos preceitos teóricos e técnicos para conservar e arquivar devidamente documentos e materiais, bem como à promoção/divulgação/valorização e organização da biblioteca.

Foram criadas, perspectivas de parcerias com outras entidades dedicadas a estas matérias – de arquivo, documentação e biblioteca.

De referir e sublinhar a disponibilidade que foi apresentada à CPCCRD por parte da DGLAB/ANTT para recepção de pessoas voluntárias das Colectividades nas suas instalações e serviços para formação e trabalho de tratamento (conservação curativa) e acondicionamento (arquivo – conservação preventiva) de documentação e de livros de actas das Assembleias Gerais, das Direcções, bem como troféus, medalhas, galhardetes, fotografias, e outros objectos que constituem um valioso património cultural e acervo com potencial museográfico das e para as Colectividades.

QUALIFICAR OS DAV MELHORAR O DESEMPENHO DO MAP

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

A CPCCRD continua a investir na formação e qualificação dos Dirigentes Associativos Voluntários (DAV), construindo uma oferta formativa alargada, generalista ou específica, procurando deste modo melhorar o desempenho do Movimento Associativo Popular (MAP).

Através de protocolos com as Autarquias (C.M. e J.F.) com módulos elaborados a partir de necessidades identificadas, a oferta assenta em preocupações mais urgentes como “Contabilidade e Fiscalidade”, Concepção e Gestão de Projectos, Produção e Gestão de Eventos, nomeadamente.

Esta oferta não esgota o plano de formação da CPCCRD. Novas procuras estimulam desafios para novas ofertas e, justamente, novas áreas. Para uma resposta mais eficaz, e também eficiente, procuramos “respostas à medida”, com novos temas, enquadrados na formação modular e/ou certificada, assinando um protocolo com o INOVINTER – Centro de Formação e Inovação Tecnológica. Desta forma, responderemos, também, ao cumprimento do imperativo legal que define formação profissional obrigatória (35 horas anuais) para entidades com trabalhadores assalariados o que poderá suprir o problema de inúmeras colectividades, neste domínio.

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto (CPCCRD) vem defendendo, ao longo dos tempos, a necessidade de uma acção continuada para qualificar estas entidades da Economia Social (E.S.), com enfoque nos seus dirigentes e outros activistas. O nível de exigências que, diariamente, se colocam, em varias dimensões da actividade do MAP, requer competências específicas e gerais, imperativas para um desempenho eficaz e eficiente que não comporte riscos para a Organização e seus Dirigentes.

Aprofundar o conhecimento é intrínseco à condição do ser. Invista em si e na sua Colectividade. Adira à formação.

 

Clementina Henriques

Mais Qualificação, Melhor Desenvolvimento Desportivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Download da Ficha de Incrição

 

CPCCRD Formação 2013

Pág. 1 de 2

Copyright © 2011 Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto