Estamos no final de um ano que foi determinante para a nossa Confederação.

Começámos (Janeiro, Fevereiro e Março) por apresentar os resultados e Recomendações do Congresso Nacional  das Colectividades, Associações e Clubes realizado em 2015, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da  República, Governo, CES e ANAFRE. Todos concordaram connosco e deixaram grandes expectativas quanto ao  futuro.

Realizámos o nosso Congresso Eleitoral (Abril) em que foram eleitos os novos órgãos sociais e definimos as linhas estratégicas para o mandato 2106/2019.

Em Maio e Junho realizámos acções em torno do Dia Nacional das Colectividades por todo o país, deixando uma marca indelével da dinâmica e vitalidade associativa.

Não obstante se aproximar o período de férias (Julho e Agosto) foram imensas as representações em festas e outras iniciativas próprias da época estival em que o associativismo é fértil.

Em Setembro, apresentámos o Livro do Congresso e o CNAP – Conselho Nacional para o Associativismo Popular, enquanto plataforma informal representante de todo o associativismo nacional.

Em Outubro, apresentámos propostas de alteração ao OE – Orçamento de Estado, através dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e do seu Presidente.

Em Novembro preparámos o PAO e em Dezembro, cumprindo os Estatutos e os valores da democracia e da transparência, realizámos o nosso Conselho Nacional.

Foi ainda o ano em que, entre outros projectos, demos inicio ao processo de Capacitação da Confederação, enquanto entidade do CNES e que será o projecto âncora para 2017 e para o futuro.

Aqui chegados, nesta breve retrospectiva associativa, ficam apenas alguns dos momentos mais destacados da nossa vida colectiva. Pelo meio, foram tomadas dezenas de posições face a cada problema concreto que foi surgindo. Foram realizadas centenas de reuniões com entidades públicas, privadas e associativas. Foram despendidas de forma voluntária e benévola, milhares de horas de trabalho associativo.

Só por preconceito, ignorância ou má-fé, alguém poderia dizer que não foi feito nada.

Para o ano que aí vem, cá estaremos para dar continuidade e reforçar a nossa acção. O Plano de Actividades está aprovado (unanimidade e aclamação) e a determinação não faltará!

Votos de um Feliz ano 2017!

Augusto Flor, Dr.

Presidente da CPCCRD