Memória Descritiva

Designação:
Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto

Fundação:
31 de Maio de 1924 (1.º Congresso Regional, em Lisboa, com a designação de Federação Distrital das Sociedades Populares de Educação e Recreio)

Sede:
Rua da Palma, 248, em Lisboa (em edifício alugado à Câmara Municipal de Lisboa)

Estatutos:
Alteração estatutária, transformando a Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura na Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, através de escritura pública realizada no 24.º Cartório Notarial de Lisboa, em 29 de Maio de 2003 e publicada no D.R. III Série n.º 170, de 25 de Julho de 2003.

Condecorações:
Comendador da Ordem Militar de Cristo, Comendador da Ordem de Benemerência, Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, Medalha de Ouro da Cidade de Almada e Medalha de Ouro do Município de Loures.

Filiações:
Federação Internacional do Desporto para Todos e Confederação do Desporto de Portugal.

Participações:
Conselho Superior de Estatística (Grupo de Cultura); Conselho de Opinião da RTP e RDP; Conselho da MANIFESTA; Conselho Consultivo da EGEAC e Conselho de Segurança de Lisboa.

Caracterização:
A Confederação é a fiel depositária de todo o património da extinta Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, o que por si só constitui um importante acervo do Movimento Associativo Português. Irá integrar as estruturas intermédias já existentes e a constituir por todo o território nacional, nomeadamente as Federações Distritais devidamente constituídas: Federação das Colectividades do Distrito do Porto, fundada em 7 de Julho de 1944, Federação das Colectividades do Distrito de Braga, Federação das Colectividades do Distrito de Viana do Castelo, Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal, Federação das Colectividades do Distrito de Santarém e Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa. Representa as associações que tenham prática nas áreas da cultura, recreio e/ou desporto e conta actualmente com 3 842 filiadas. Tem como suas associadas especialmente as designadas “colectividades de cultura e recreio”, mas também sociedades filarmónicas, grupos de teatro de amadores, grupos corais / orfeões, clubes desportivos e, ainda, associações humanitárias de bombeiros e associações de moradores.